Os normativos FIFA para relvados sintéticos
À semelhança das federações internacionais mais relevantes, também a Fédération Internationale de Football
Association (FIFA) define normativos e referências de qualidade para a construção dos seus estádios, campos de futebol e equipamento. O conceito de Qualidade da FIFA para os relvados sintéticos exprime-se na atribuição da referência marca de qualidade FIFA (FIFA Recommend 1/2 Stars).
A partir de 2004, quando a International Football Association Board integrou o relvado sintético nas leis do
futebol, a FIFA passou a considerar dois padrões para o certificado FIFA RECOMMENDED: a categoria FIFA
RECOMMENDED - 2 STAR que complementa a FIFA RECOMMENDED - 1 STAR. A categoria FIFA RECOMMENDED - 1 STAR é o padrão exigido para o futebol amador, cujas elevadas necessidades de utilização do relvado provocam o seu desgaste devido à prática diária do futebol e a FIFA RECOMMENDED - 2 STAR oferece propriedades de alto nível, mas dá mais relevância às necessidades específicas do futebol profissional. Nesta última situação exige-se uma elevada qualidade do relvado apesar de ter índices de utilização inferiores ao de um relvado utilizado principalmente por equipas não profissionais (mais horas de utilização).
Por outro lado, a FIFA indica quais os fabricantes de relvado sintético que são por si homologados e estabelece ainda um patamar dos chamados fabricantes de relvado sintético recomendados pela FIFA, os FIFA Preferred
Producers.
Por sua vez só os seis laboratórios (Labosport, Sports Labs, ISA Sport e Ghent University - ERCAT) reconhecidos pela FIFA podem efetuar os testes necessários para atribuição do certificado FIFA RECOMMENDED - 1/2 STAR .
Estes testes executam-se em duas fases: uma fase de testes laboratoriais ao relvado sintético que pretende ser homologado que poderá ser feito num destes laboratórios (Labosport, Sports Labs, ISA Sport e Ghent University - ERCAT) e uma segunda fase de testes de campo efetuados in situ pelas duas entidades reconhecidas: Acousto-Scan Pty Ltd e SGS INTRON Certificatie BV.
Na primeira fase os testes de laboratório testam e determinam: a vida útil do produto, composição da amostra, resistência da costura, resistência às condições atmosféricas, a interação entre o jogador e a superfície e a interação entre a bola e a superfície.
Se a amostra do relvado sintético passa os testes da primeira fase, nos testes de terreno (segunda fase) recorrendo a sofisticados equipamentos verificam-se: a identificação do produto instalado, a queda e ressalto da bola, a interação entre os jogadores e o relvado.
As instalações para futebol (campos de futebol) poderão assim integrar os chamados FIFA Recommended Fields Worldwide.
Também as bolas de futebol para serem aprovadas pela FIFA passam por cerca de um sistema exaustivo de testes. Se forem aprovadas serão reconhecidas como FIFA INSPECTED, ou com mais elevados parâmetros de qualidade, FIFA APPROVED.
Como decerto compreendemos todos estes processos de creditação e
homologação são por um lado fundamentais para a qualidade desportiva e por
outro uma boa fonte de receitas para a FIFA..., à semelhança do que acontece com outras federações internacionais...!






