Piscinas

As piscinas

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

As piscinas e as especificações FINA 

Fédération Internationale de Natation (FINAé o organismo que mundialmente é responsável pela natação, mergulho, polo aquático, natação sincronizada e natação em águas abertas.

Ao nível nacional é a Federação Portuguesa de Natação (FPNque gere estas modalidades desportivas.

Estas instalações desportivas, complexas ao nível da sua construção, manutenção e gestão, são extremamente populares e numerosas.

São também instalações com elevados custos de manutenção e exploração.

 

Todas as piscinas onde sejam realizados os Campeonatos do Mundo (exceto os campeonatos mundiais de Masters) e os Jogos Olímpicos terão 50 mts, as chamadas piscinas olímpicas - regras FINA 3, 6, 8 e 11

Quando são usadas placas eletrónicas (touch panels) de aparelhagem automática de cronometragem, na parede da partida ou adicionalmente na parede de viragens, a piscina deve ter um comprimento que permita a distância exigida de 50 mts entre placas.

Todos os outros eventos de nível internacional (sob a égide da FINA) poderão ser realizados em piscinas com as medidas que cumpram os requisitos mínimos, tipo as habituais piscinas de 25 mts.

Neste caso se forem usadas placas eletrónicas (touch panels) de aparelhagem automática de cronometragem (AAC), na parede da partida ou adicionalmente na parede de viragens, a piscina deve ter um comprimento que permita a distância exigida de 25 mts entre placas.

Tolerâncias nas dimensões (regra FINA 2.2.)

As distâncias requeridas, de 25 ou 50 mts, podem ter uma tolerância entre mais 0,03 mts e menos 0,00 mts entre as paredes (partida e viragem) em todos os pontos entre 0,30 mts acima da superfície de água até 0,80 mts abaixo dessa superfície. Estas diferenças toleradas não podem ser excedidas mesmo quando estejam instaladas as placas eletrónicas (touch panels).

Profundidade

Para piscinas com blocos de partida é exigida uma profundidade de 1, 35 mts numa extensão de 1 a 6 mts do cais de partida. No resto da piscina a profundidade mínima é de 1 mts.

Paredes

As paredes de partida e viragem devem ser paralelas, formando ângulos com a superfície da água e devem ser construídas com materiais sólidos, sem superfícies escorregadias até 0,80 mts abaixo da superfície da água, permitindo ao nadador tocar e impulsionar-se sem dificuldade. 

São permitidos apoios de descanso ao longo da piscina, que podem ter de 0,10 a 0,15 mts de largura, e situarem-se no mínimo a 1,20 mts abaixo da superfície da água.

Podem existir caleiras nas quatro paredes da piscina. Existindo caleiras nas paredes de partida e de viragem, devem permitir a instalação de placas eletrónicas (touch panels) com os requeridos 0,30 mts acima da superfície da água. As caleiras devem estar cobertas com uma grelha ou grade própria.

As pistas devem ter uma largura mínima de 2,5 mts, com dois espaços de pelo menos 0,20 mts entre o exterior das primeira e última pistas e as paredes laterais da piscina.

 

Ver artigo completo Para utilizadores registados aqui.


As piscinas by Fernando Tavares is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 3.0 Unported License.

Visits from...

Direitos de autor

 

Licença Creative Commons

Os textos e artigos de opinião existentes neste site da autoria de Fernando Tavares foram licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.